Lançamentos JBC e o possível rumo tomado pelas editoras

Estava eu vendo a vídeo conferência ao vivo feita pelo editor da JBC com associação ao canal Henshin, não era bem ao vivo já que eu havia perdido a hora, então assisti gravado mesmo, como você que também perdeu pode ver clicando aqui.

294910_210763135697153_1168870179_n

 Tudo ocorria bem enquanto eu assistia às informações sobre os títulos já anunciados, até que me chega o anúncio do mais novo lançamento para o ano que vem da editora. Another. Não se preocupe, esse post não vai ser uma reclamação quanto a escolha da obra, ou uma comemoração, esse tipo de post não aparecerá com muita frequência por aqui. Mas ao ver que logo após o anúncio de Mirai Nikki, com um anime recentemente lançado e que fez muito sucesso com os otakus por aí – mesmo que minha opinião não seja a mesma (você pode lê-la clicando aqui) – veio mais um anúncio, Another, com um anime recentemente lançado e que fez muito sucesso com os otakus por aí, perceberam alguma semelhança?

Não estou falando que o problema é a escolha de títulos que estão fazendo fama com o público, na verdade isso é exatamente o que deveria ser feito, o ponto que quero levantar aqui é um medo que já havia comentado no post “Como escolher um anime“. Assim como os blog acabam deixando de comentar as obras antigas e de alta qualidade para falar da tsunami de animes lançados por temporada, eu tive a sensação de que isso pode estar acontecendo, de uma forma um pouco diferente, com a JBC. No momento em que vi o anúncio do terceiro mangá de 2013 logo percebi a mesma questão que levantei sobre os blogs acontecendo ali. A editora tem se voltado para o que está fazendo sucesso com o público atualmente, o que pode ser facilmente percebido de acordo com os últimos títulos anunciados, e com isso as várias obras antigas e de excelente qualidade podem estar sendo deixadas para trás.

Rurouni-Kenshin-JBCNão estou declarando o assassinato das possibilidades de vermos as diversas obras que já foram lançadas anos atrás dando as caras em nossas bancas, ou que a editora está as deixando de lado, por isso o “podem estar” da frase, apenas quero ressaltar que seria um problema se isso acontecesse. Talvez seja muito cedo pra falar isso, já que ainda hoje temos Dragon Ball sendo relançado pela Panini, Rurouni Kenshin (o finado Samurai X) pela própria JBC, e ainda outras promessas para obras antigas, como Yu Yu Hakusho. Na verdade estamos em um momento muito bom quanto aos títulos sendo lançados, uma variedade entre obras antigas e mais novas, muitas até que ainda estão sendo publicadas, é claro que não podemos deixar de reclamar quanto a variedade de gêneros, com os poucos shoujos, joseis, seinen e até yaoi e yuri. Mas isso é um problema para outro post.

A grande questão é: é ótimo toda a atenção que as editoras vem dando aos consumidores, seja pelas promoções, pesquisas pela internet e até o canal Henshin que é um ótimo exemplo de aproximação entre o público e a JBC, fruto de tudo isso são as obras recentes, que fazem tanto sucesso com seus animes recém lançados, e que já tem seus mangás sendo lançadas por aqui. E tudo isso é muito bom, afinal quem não quer ter em mãos um exemplar do mangá e light novels de SAO ou de Ao no Exorcist em português? E agora mais do que nunca as editoras estão dando ouvidos ao público, ao que está fazendo sucesso, o que já devia ter sido feito há algum tempo. Mas não podemos nos esquecer do que já foi lançado também.

Talvez seja só eu me preocupando antes da hora, ainda estamos em fase de comemoração pelos nossos pedidos ouvidos (eu quem diga, depois de várias preces pedindo Soul Eater sendo finalmente atendidas). Deixamos que o tempo nos diga que rumo o mercado dos mangás vai tomar e só então vamos nos preocupar com isso, mas é bom desde cedo já manter essa questão em mente. Não nos esqueçamos do que já foi feito, sem deixar de lado os novos lançamentos, que ambos caminhem de mãos dadas e que mais obras de qualidade preencham os espaços vazios de nossas prateleiras.

SoulEaterWallpaper

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s