Bem vindo ao mundo de Enigma

Como as minhas tão esperadas férias finalmente chegaram as desculpas pra não ter tempo de fazer mais post foram para o ralo, portanto para que vocês também possam aproveitar da melhor forma possível esses meses de pura alegria, tédio, ou até pra você que infelizmente tem que trabalhar todos os dias, sustentar uma casa, 3 filhos, com dois empregos, aqui vão algumas dicas, ou só uma mesmo, de mangás um mangá que não pode ser deixado de lado, o que nos leva ao título: “Bem vindo ao mundo de Enigma”.

enigma

Enigma (ou como é escrito no título original: ǝnígmǝ), é o nome do mangá – para os que não pegaram até agora – de autoria da mangaká Kenji Sakaki – sim, mais uma mulher que sabe como fazer um shounen – lançado na famosa Shonen Jump, conseguiu alcançar seus 7 volumes até que foi cancelado, com 53 capítulos de pura emoção e adrenalina, e que até foram citados no famoso Bakuman. Mas que diabos de mangá é esse? Por que até agora esse cara num disse nada sobre, e continua enrolando até agora? É só pra encher mais um pouco desse parágrafo e pular pro próximo onde a sinopse deve vir? Exatamente, caro leitor perspicaz!

Agora que o parágrafo acima tem um bom tamanho, pra não ficar tão estranho visualmente, vamos à almejada sinopse (Obs: para que eu possa dizer o que a história aborda é inevitável que eu conte spoilers, mas não se preocupe não passarei das informações ditas até o segundo capítulo, prometo, mas se você já estava pensando em ler o mangá, ou mesmo assim não quer ter spoilers de dois capítulos, então pode pular para o próximo parágrafo e continuar sua leitura). Enigma conta a história de um grupo de estudantes de uma escola que em um belo dia preto e branco de um primeiro capítulo de um mangá shounen acabam se encontrando presos em sua escola, logo nas últimas páginas do primeiro capítulo. Eles não sabem, porque estão ali, quem os prendeu, ou como sair, informações as quais vão sendo reveladas ao desenrolar da história. Você deve estar pensando: “aah mais uma dessas histórias envolvendo jogos de vida ou morte, e que todos tem que conseguir sair de um jogo em um certo tempo… ah prefiro continuar lendo Bakuman que foi indicado alguns posts atrás.” Sim você está certo, mas calma não precisa parar Bakuman para ler Enigma, você pode muito bem ir para Enigma quando estiver descansando de Bakuman e vice-versa, ou terminar um e ler o outro se preferir. A questão é, sim, é mais uma história sobre um jogo de sobrevivência, mas é claro que ela tem suas especificidades que a tornam uma leitura indispensável, principalmente para quem gosta desse gênero de sobrevivência.

001

Mas então qual a diferença de Enigma para Jogos Vorazes? Ou Battle Royale? Bem Enigma tem tudo o que um mangá de sobrevivência pede, desafios de vida ou morte, todo o clima tenso criado pelo jogo que vai decidir o futuro dos personagens, e uma série de outras coisas que vem atreladas de spoilers e por isso não serão comentadas aqui. Mas o que se torna realmente o diferencial do mangá, e que me fez apostar nele como uma leitura semanal na época em que eu inocentemente achava que ele não seria cancelado e que um dia teria um anime de sucesso e a coleção completa na minha prateleira depois de uma árdua batalha pela posse de direitos entre a Panini e a JBC, bem … voltando ao assunto, o diferencial das outras histórias de sobrevivência aqui são os poderes dos personagens, ou habilidades, chame do que quiser.

Enigma tem todas suas regras claramente explicadas e a cada desafio cada habilidade de um personagem será testada, para que eles possam fugir com segurança da escola, isso mesclado ao que já estamos acostumados em mangás shounens, discursos de amizade, perseverança, algumas calcinhas, peitos desproporcionais. Tudo muito bem instrumentando para criar um mangá mais sério comparado às outras obras da Jump.

enigma-manga-craneoMas você pode estar pensando, se é tão bom assim então porque foi cancelado? Sim, é um raciocínio válido, e eu tenho um contra argumento preparado para isso. O  cancelamento de Enigma “ainda” no capítulo 53 deve-se, ao meu ver, pelo simples fato de que ele não é uma série infinita e que infelizmente tentou ser. É como Death Note e sua famosa “segunda parte” na qual várias pessoas dizem ser bem pior do que a primeira e que a série deveria ter acabado sem ela. Porém em enigma essa segunda parte um tanto quanto desnecessária é mais evidente ainda. Como explicar isso sem dar spoiler… bem chega em um ponto da história que você não entende porque o mangá continua, realmente não tem sentido o mangá se estender depois de um certo ponto, mas ele continua mesmo assim, sem ligar pra isso, e com isso muito da seriedade com que você lê o mangá se perde também. Bem, pra quem já leu, ou pouco se importa com a doce e ardente sensação de um bom plot: [SPOILERS] essa segunda parte é depois que eles conseguem sair da escola e alguns deles acabam entrando em um outro jogo de sobrevivência que se passa em uma linha de metrô, ou algo do tipo, o que nos faz pensar que todo aquele começo foi meio que inútil, nos levando a não importar muito se conseguirão sair desse novo jogo ou não, já que provavelmente outro os espera em seguida. [SPOILERS]. E se você, pessoa que preza pela maior qualidade da obra e que não selecionou o texto para ler o spoiler, estiver se perguntando se perdeu mais uma das minhas excelentes piadas dignas dos stand ups ou de um show dos improváveis, não se preocupe eu tive todo o cuidado de reprimir todas minhas habilidades humorísticas nos spoilers, ou seja, eu fui curto e grosso.

Bem é isso, Enigma um mangá com quebra cabeças que te fará roer as unhas, poderes místicos e plots surpreendentes com uma história super interessante. Não tem desculpa pra não ler, além de ser super curto, e mesmo que tenha sido cancelado consegue contar tudo o que queria, inevitavelmente com um fim acelerado pela falta de capítulos para fechar a história, mas sem dúvida alguma vale muito a pena a leitura. É super fácil achá-lo em português então, é cair pro abraço.

Sem querer roubar a frase de efeitos de ninguém, mas… é por isso que eu recomendo Enigma.

enigma vol 1 (1)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s